Educação 4.0: ChatGPT na Prática - Ferramenta de Ensino e Criatividade turma C83/A1
Apresentação
A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como aprendemos e ensinamos, oferecendo novas oportunidades para tornar o processo educativo mais dinâmico, personalizado e eficaz. Para os docentes, é fundamental manter-se constantemente atualizados, uma vez que a evolução tecnológica é extremamente rápida e as ferramentas disponíveis mudam com frequência. Conhecer e compreender a IA na prática educativa é essencial para garantir uma educação de qualidade, ética e alinhada com os desafios do século XXI. O ChatGPT é uma das ferramentas mais inovadoras neste campo, oferecendo múltiplas oportunidades para dinamizar, apoiar e personalizar o processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização consciente permite criar materiais didáticos de forma mais eficiente, promover a diferenciação pedagógica e incentivar a autonomia dos alunos, ao mesmo tempo que suscita reflexões importantes sobre ética, fiabilidade e desenvolvimento do pensamento crítico. Esta ação está estruturada de forma a apresentar o ChatGPT como recurso pedagógico, integrando exemplos práticos e concretos que ilustram as suas funcionalidades e potencial na sala de aula. O objetivo é fomentar práticas educativas inovadoras, conscientes e alinhadas com os objetivos de aprendizagem, promovendo uma utilização ética e responsável da IA no contexto educativo.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Familiarizar os participantes com as funcionalidades básicas do ChatGPT; Explorar a utilização prática da ferramenta no contexto educativo, como apoio à planificação, avaliação e atividades de aprendizagem; Desenvolver estratégias para integrar o ChatGPT em diferentes níveis e áreas curriculares; Refletir sobre limites, riscos e aspetos éticos da utilização de IA generativa no ensino; Promover uma visão crítica e criativa sobre o papel do professor na era da inteligência artificial.
Conteúdos
Introdução ao ChatGPT - O que é o ChatGPT e como funciona? - Exemplos de utilização no quotidiano e no contexto escolar. Utilização Pedagógica do ChatGPT - Criação de materiais de apoio ao ensino; - Apoio à diferenciação pedagógica e personalização da aprendizagem; - Desenvolvimento de atividades interativas e criativas. Contexto Prático - Exploração de cenários educativos com o ChatGPT - Exercícios de criação de conteúdos e planeamento de aulas com a ferramenta. Questões Éticas e Limitações - Fiabilidade e verificação da informação; - Privacidade e proteção de dados; Reflexão e Perspetivas Futuras - Impacto do ChatGPT no papel do professor e do aluno; - A importância de uma utilização consciente, crítica e responsável
Metodologias
Apresentação, discussão e reflexão do tema. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos
Anexo(s)
Observações
Comissão Europeia. (2024). Plano de Ação para a Educação Digital 2024-2027: Adaptando-se à era da Inteligência Artificial. Serviço das Publicações da União Europeia. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6 Comissão Europeia. (2025). Diretrizes éticas para educadores sobre o uso da IA. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/ethical-guidelines-for-educators-on-using-ai Conselho da União Europeia. (2025). Legislação para utilização da inteligência artificial. https://www.dge.mec.pt/noticias/conselho-da-uniao-europeia-aprova-legislacao-para-utilizacao-da-inteligencia-artificial Franqueira, A. S., Souza, E. G., & Wanderley, T. G. (2024). Inteligência artificial na educação: tendências atuais e perspectivas futuras. Revista Caderno Pedagógico, 21(5), 1-21. https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/download/4148/2920/10584 Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. (2024). Regulamentação da inteligência artificial na União Europeia: Uma análise do AI Act. https://www.gee.gov.pt/pt/documentos/estudos-e-seminarios/artigos/10243-gee-em-analise-regulamento-da-inteligencia-artificial/file Governo de Portugal. (2022). Estratégia Nacional de Inteligência Artificial. INCoDe 2030. https://www.incode2030.gov.pt/aip-2030/ Parlamento Europeu. (2023). Lei da UE sobre IA: primeira regulamentação de inteligência artificial. https://www.europarl.europa.eu/pdfs/news/expert/2023/6/story/20230601STO93804/20230601STO93804_pt.pdf União Europeia. (2024). Regulamento sobre Inteligência Artificial. https://www.compete2030.gov.pt/comunicacao/noticias-pt-informacao/comissao-europeia-aprova-regulamento-sobre-inteligencia-artificial.
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |