Educação 4.0: CANVA IA na Prática – O poder do design turma C85/A1
Apresentação
A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como aprendemos e ensinamos, oferecendo novas oportunidades para tornar o processo educativo mais dinâmico, personalizado e eficaz. Para os docentes, é fundamental manter-se constantemente atualizados, uma vez que a evolução tecnológica é extremamente rápida e as ferramentas disponíveis mudam com frequência. Conhecer e compreender a IA na prática educativa é essencial para garantir uma educação de qualidade, ética e alinhada com os desafios do século XXI. O Canva IA integra ferramentas de IA generativa para facilitar a criação de recursos visuais, apresentações, vídeos e materiais interativos, permitindo que docentes poupem tempo e promovam práticas pedagógicas mais criativas e inclusivas. A utilização desta ferramenta no contexto escolar pode apoiar a diferenciação pedagógica, a personalização da aprendizagem e a dinamização das aulas, contribuindo também para o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia digital dos alunos. Esta ação apresenta o Canva AI como recurso pedagógico inovador, explorando exemplos práticos que demonstram o seu potencial no planeamento, execução e avaliação de atividades educativas.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Familiarizar os participantes com as funcionalidades de IA do Canva; • Explorar a utilização prática da ferramenta na criação de materiais didáticos, apresentações e recursos visuais; • Desenvolver estratégias para integrar o Canva AI em diferentes áreas curriculares; • Refletir sobre limites, riscos e aspetos éticos da utilização de IA generativa no ensino; Promover uma visão crítica e criativa sobre o papel do professor na era da inteligência artificial.
Conteúdos
Introdução ao Canva AI • O que é o Canva AI e como funciona? • Funcionalidades principais (texto para imagem, assistente de escrita, apresentações automáticas, edição inteligente). • Exemplos de utilização no contexto escolar. Utilização Pedagógica do Canva AI • Criação de apresentações interativas e materiais de apoio ao ensino; • Personalização de recursos para diferentes perfis de alunos; • Apoio à diferenciação pedagógica e inclusão; • Produção de vídeos e recursos multimédia com IA. Contexto Prático • Criação de apresentações, cartazes e atividades visuais; • Planeamento de aulas com recurso a templates e geração de conteúdos automáticos. Questões Éticas e Limitações • Reflexão sobre o papel do professor na mediação e validação dos materiais. Reflexão e Perspetivas Futuras • Impacto do Canva AI no ensino e na aprendizagem; • A importância de uma utilização crítica e responsável.
Metodologias
Apresentação, discussão e reflexão do tema. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.
Anexo(s)
Observações
Comissão Europeia. (2024). Plano de Ação para a Educação Digital 2024-2027: Adaptando-se à era da Inteligência Artificial. Serviço das Publicações da União Europeia. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6 Comissão Europeia. (2025). Diretrizes éticas para educadores sobre o uso da IA. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/ethical-guidelines-for-educators-on-using-ai Conselho da União Europeia. (2025). Legislação para utilização da inteligência artificial. https://www.dge.mec.pt/noticias/conselho-da-uniao-europeia-aprova-legislacao-para-utilizacao-da-inteligencia-artificial Franqueira, A. S., Souza, E. G., & Wanderley, T. G. (2024). Inteligência artificial na educação: tendências atuais e perspectivas futuras. Revista Caderno Pedagógico, 21(5), 1-21. https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/download/4148/2920/10584 Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. (2024). Regulamentação da inteligência artificial na União Europeia: Uma análise do AI Act. https://www.gee.gov.pt/pt/documentos/estudos-e-seminarios/artigos/10243-gee-em-analise-regulamento-da-inteligencia-artificial/file Governo de Portugal. (2022). Estratégia Nacional de Inteligência Artificial. INCoDe 2030. https://www.incode2030.gov.pt/aip-2030/ Parlamento Europeu. (2023). Lei da UE sobre IA: primeira regulamentação de inteligência artificial. https://www.europarl.europa.eu/pdfs/news/expert/2023/6/story/20230601STO93804/20230601STO93804_pt.pdf União Europeia. (2024). Regulamento sobre Inteligência Artificial. https://www.compete2030.gov.pt/comunicacao/noticias-pt-informacao/comissao-europeia-aprova-regulamento-sobre-inteligencia-artificial/
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |